A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Estância Turística de Presidente Epitácio desenvolve de maneira constante o Serviço de Abordagem Social para Pessoa em Situação de Rua, um atendimento especializado e técnico que visa a reintegração, por meio de uma aproximação que valoriza o acolhimento, o respeito às individualidades e busca oportunizar a retomada da dignidade, reinserção ao mercado de trabalho, acesso a benefícios assistenciais, acompanhamento de saúde mental, entre outros serviços. No entanto, a autonomia para aceitar ou não essa oferta assistencial é respeitada, pois cada pessoa tem uma trajetória.
Na noite de quarta-feira, (13), a secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, Rosimeire Ferreira, a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Elaine de Jesus e a assistente social, Sandra Virginia de Souza Gimenes, com o apoio da Polícia Militar, realizaram mais um trabalho de abordagem social, sendo que todos os indivíduos em situação de rua em Presidente Epitácio possuem um cadastro, e são orientados a buscar atendimento especializado, conforme as demandas de cada um. Enquanto os migrantes, ou seja, aqueles chegam a cidade aos finais de semana e feriados, são orientados a retornar a sua cidade de origem e buscar atendimento de saúde.
“Já realizamos o recâmbio qualificado de algumas pessoas, ou seja, identificamos a origem e organizamos o retorno para cidade em que esse indivíduo possui vínculos familiares, pois o fortalecimento dessa família também é importante para retirar alguém de uma situação de vulnerabilidade social. Além disso, temos casos de reinserção bem-sucedida ao mercado de trabalho e atuamos nesse acompanhamento constante, o que representa um importante passo na retomada da dignidade. Ouvimos as histórias, sem julgamentos, e por meio do atendimento humanizado criamos vínculos de confiança com essas pessoas”, explica a secretária de assistência social.
A Casa Santa Marta é um dos pontos de acolhimento, a pessoa que aceita os serviços assistenciais é encaminhada e recebe atendimento, alimentação, higiene pessoal, abrigo e apoio de uma equipe multidisciplinar, desde que siga as normas e regras da instituição. “O esforço é contínuo para que cada intervenção seja conduzida com respeito e empatia, nem sempre a abordagem resultará na imediata aceitação do indivíduo, mas a medida é feita de forma constante para apresentar as alternativas de acolhimento, garantir atendimento socioassistencial e oferecer suporte individualizado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade”, acrescenta a coordenadora do CREAS.
Ciente da complexidade e sensibilidade que envolve a população em situação de rua, a Prefeitura Municipal assume o compromisso contínuo de assegurar os direitos e a qualidade de vida para todos os cidadãos. Os interessados em atuar como voluntários no Serviço de Abordagem Social para Pessoa em Situação de Rua devem procurar a secretaria de assistência e desenvolvimento social de Presidente Epitácio, localizada na Rua Paraná 4-53.









