O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) promoveu nesta quinta-feira, (15), no Anfiteatro ‘João Brilhante’ uma palestra lúdica para estudantes da rede municipal de ensino da Estância Turística de Presidente Epitácio, como parte das ações da campanha Faça Bonito, referente ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A palestra faz parte do Projeto Arte que Protege, ministrada pela educadora Walquíria de Souza e apresenta ao público infantil conceitos relacionados ao respeito, o próprio corpo, desde os cuidados com a higiene pessoal, até a compreensão de privacidade, proteção de partes íntimas e a importância de entender os sentimentos e o estabelecimento de confiança.
Os estudantes da EMEFEI Semente do Amanhã e EMEFEI Doce Saber foram convidados a cantar e brincar, enquanto aprendem como identificar situações de abuso e buscar suporte. “A conversa deve existir com linguagem e informações adequadas e apropriadas para cada fase do desenvolvimento”, pontua a coordenadora do CREAS, Elaine de Jesus.
Entre as dinâmicas, foram apresentados personagens que representavam as crianças, demonstrando que cada corpo é uma casinha, que deve ser mantida limpa, segura e onde os sentimentos precisam ser compreendidos. A cantora Hadassa fez uma participação especial, e cantou com as crianças letras que reforçam a ideia de respeito ao corpo e aos sentimentos das crianças.
“A educação sexual é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, pois o conhecimento pode ajudar a mudar os índices de violência em nosso país”, completa a assistente social do CREAS, Miriam
Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas pelo Disque 100; Conselho Tutelar ou 190.