A Secretaria de Saúde (SMS) da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou na manhã desta quarta-feira, (26), uma palestra alusiva às campanhas Fevereiro Laranja, em conscientização sobre a Leucemia, e Fevereiro Roxo, em atenção ao Lúpus, Fibromialgia e o Mal de Alzheimer, para cerca de 50 trabalhadores da WTS (Water Treatment Systems) Engenharia e Comércio de Equipamentos, a convite da empresa.
O médico da regulação da SMS, Matheus Tostes, abordou a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e a qualidade de vida para pacientes. “O Lúpus é um distúrbio crônico que leva o organismo a produzir mais anticorpos que o necessário, esse excesso causa inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações, enquanto o Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, causando consequências como a perda de memória”, disse.
Para falar sobre a Fibromialgia, a fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, Adriana Carla de Franca, explicou que as causas do desenvolvimento da doença são desconhecidas. “Ela ataca especificamente as articulações, causando dores pelo corpo, a síndrome pode aparecer após eventos com trauma físico, psicológico ou até uma infecção”, aponta.
A Leucemia também foi tema da palestra do médico da prefeitura que apontou os sintomas da doença, como anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. A doação de medula óssea é incentivada pela campanha, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.