05 JUN 2024
DATAS COMEMORATIVAS
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Epitácio possui Programa de Descarte Seletivo em repartições públicas

A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio adota práticas internas que visam contribuir com a eficiência na coleta seletiva e em apoio a 70 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem. Através do Programa de Descarte Seletivo que consiste na simples adoção do hábito de separar os resíduos recicláveis, descartando corretamente o material que pode ser reutilizado do lixo que será enviado para o aterro sanitário.

Na prática, as salas das repartições públicas possuem uma lixeira para o descarte de materiais orgânicos e lixo que não pode ser reciclado, e ainda um recipiente usado para depositar os resíduos recicláveis.

De acordo com o engenheiro ambiental da prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, Bruno Magro Rodrigues, a ação contribui para o aumento da vida útil do aterro sanitário, limpeza da cidade, educação ambiental, aumento da renda das cooperativas e consequentemente na melhoria financeira das famílias que atuam nas cooperativas. “A conscientização para a adoção de hábitos de descarte correto de resíduos, não apenas nas repartições públicas, mas nas residências, ajuda a fomentar as cooperativas de reciclagem com maior volume de materiais limpos e de qualidade, e também reduzir o descarte de recicláveis no aterro”, explica.

São considerados materiais recicláveis: papeis, caixas de papelão, impressos, embalagens longa vida, sacos, garrafas PET, copos de plástico, garrafas de vidro, frascos, potes de produtos alimentícios, vidro, latas de alumínio, latas de produtos alimentícios, embalagens de congelados, entre outros.

Além do incentivo ao descarte adequado de materiais recicláveis, o município adota outras medidas em benefício do meio ambiente. A população conta com um ponto de descarte de lâmpadas fluorescentes do tipo tubular, compactas ou de LED, localizado no Complexo Administrativo, na Rua São Paulo, nº 3-45. As lâmpadas são coletadas por uma associação que efetua a destinação adequada.

O descarte irregular de lâmpadas apresenta um risco ambiental significativo, pois quando quebradas, as lâmpadas podem liberar substâncias tóxicas, que contaminam o solo e a água, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente. ”O descarte não possui custos para os munícipes, e simples atitudes do cotidiano podem favorecer a preservação dos recursos naturais”, completa o engenheiro ambiental.

Na quarta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da elaboração de ações que visem à preservação ambiental.

Fonte: Secretaria de Planejamento, Economia e Meio Ambiente