O Conselho Tutelar da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, ocorrido em 18 de maio. Por meio de parcerias, organizou palestras para estudantes e orientações para famílias atendidas pelo Cras.
À convite da Escola Estadual Engenheiro Orlando Drumond Murgel, os conselheiros tutelares Agda Almeida (pedagoga) e Willians Bispo (humanas) realizaram uma palestra para os alunos do período vespertino com a finalidade de orientar os alunos meios de reconhecer um suposto abuso e maneiras denunciar e pedir ajuda.
Enquanto no Cras, além do conselheiro Willians, a ação contou com a presença das conselheiras tutelares Cláudia Andrade Rodrigues (advogada) e Ana Carolina Xavier da Silva Gomes (psicóloga), que palestraram e exibiram um vídeo para as famílias atendidas pelo centro de assistência social, abordando os sinais de abuso em crianças, cuidados e ainda como recorrer aos órgãos responsáveis.
Para marcar o Maio Laranja, as servidoras Izabel Cristina de Souza e Rosemeire Batista Monteiro Santos decoraram o prédio com as flores que simbolizam a campanha Faça Bonito. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em homenagem à menina Araceli, de oito anos, moradora de Vitória (ES), que em 1973 foi sequestrada, drogada, violentamente abusada sexualmente e assassinada. Os acusados pelo crime foram absolvidos e o caso permanece sem solução até hoje.
A Campanha Faça Bonito surgiu com a aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000 oficializando a data em homenagem a Araceli, com o intuito de mobilizar a sociedade a zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, conscientizando para a importância da educação sexual e o amplo conhecimento de mecanismos de denúncia e apoio para as vítimas.
Durante o mês de Maio, o Conselho Tutelar intensifica ações de conscientização na comunidade, no entanto, ao longo de todo o ano o órgão tem a missão de garantir e defender os direitos da criança e do adolescente, como está imposto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), proporcionando proteção integral a essa parcela da população.
Os munícipes podem entrar em contato pelo número de telefone do Plantão do Conselho Tutelar: (18) 9821-9491, ou realizar denúncias anônimas pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas, ou então, buscar atendimento presencialmente na rua Pernambuco, nº 4-81.