02 MAR 2024
CONSELHO TUTELAR
Conselheiros tutelares de Epitácio são capacitados para atuarem com o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência
A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio promoveu neste sábado, (02), a capacitação dos Conselheiros Tutelares (2024-2027) para atuação com o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), considerado uma das principais ferramentas para o monitoramento do índice de violência contra crianças e adolescentes usado pelo Governo Federal.

Os Conselheiros Tutelares são os responsáveis por cadastrar e registrar os atendimentos e o sistema permite o acompanhamento de relatórios e estatísticas, emissão de documentos, entre outras informações, favorecendo a gestão de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal na garantia de direitos da criança e do adolescente.

O Sipia possibilita o acesso de conselheiros em todo o país, mesmo que a criança ou adolescente mude de cidade, o caso poderá ter continuidade em outro local, graças aos dados cadastrados.
Participaram da capacitação, ministrada pelo Fernando Magno, formador da Brasil Assessoria, os conselheiros tutelares Cláudia Andrade Rodrigues, Conrado Felipe Gomes da Silva, Agda Almeida de Oliveira Andrade, Ana Carolina Xavier da Silva Gomes e Willians Bispo dos Santos Junior, e, a Ouvidora Municipal, Danyelle Cardoso.
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social