29 FEV 2024
OBRAS PÚBLICAS
Presidente Epitácio apoia ‘Dia D’ de mobilização estadual contra a dengue

O Governo de São Paulo convocou os 645 municípios paulistas para o dia “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses urbanas, que será nesta sexta-feira, (1º), e contará com o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Esportes e Secretaria de Obras e Infraestrutura da Estância Turística de Presidente Epitácio.

A iniciativa inclui atividades especiais no Dia D, mas que se estendem ao longo da semana em uma ação que visa combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A parceria de estado e municípios visa intensificar os trabalhos de conscientização para a eliminação de focos e assim impedir o avanço do vírus.

Escolas e creches

As unidades municipais de educação já estão desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto Político pedagógico das instituições, com conteúdos informativos sobre as arboviroses, em especial a dengue, com base na faixa etária e etapa de ensino dos alunos. além do material estudado em sala de aula, os estudantes irão para os bairros atuar na distribuição de panfletos informativos para a comunidade local.

Unidades de saúde

As ESFs (Estratégias Saúde da Família) também atuam na orientação da população sobre as formas de eliminação dos criadouros nos quintais e residências, e ainda, os profissionais passam por constantes capacitações para agilizar o diagnóstico da doença e início do tratamento.

Controle de Vetores

O COVEPE (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) trabalha diariamente na busca ativa por criadouros domiciliares, na orientação da população, nebulização de áreas com casos positividades, aplicação de larvicidas e remoção de pneus de estabelecimentos com alto grau de concentração do material inservível. Outra ação é a distribuição de caçambas comunitárias em bairros do município.

Limpeza de vias

A secretaria de obras está desempenhando uma limpeza intensificada em duas áreas consideradas críticas, pelo intenso descarte irregular de lixo, no Jardim Real e no Jardim dos Pioneiros. As vias são utilizadas de maneira criminosa pela população que deposita lixo domiciliar, restos de construção e galhadas no local, ampliando as chances de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O hábito de descartar lixo de maneira irregular prejudica os moradores do local, pois aumenta a possibilidade de atrair pragas urbanas e arboviroses. Além disso, é crime! Quem flagrar o descarte irregular de lixo pode denunciar pelo canal da Ouvidoria da prefeitura de Presidente Epitácio pelo WhatsApp 18 3281-3041.

Fonte: Secretaria de Administração