30 JAN 2024
SAÚDE
Programa de Dignidade Menstrual disponibiliza absorventes para população em situação de vulnerabilidade social

A população em situação de vulnerabilidade social pode ser beneficiada pelo Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do Governo Federal. O objetivo é ofertar de maneira gratuita 40 absorventes, por pessoa, a cada 50 dias.

O benefício é voltado a grupos de pessoas de renda familiar mensal de até R$218 por pessoa; população em situação de rua; matriculadas em escolas públicas (renda familiar de até R$706 por pessoa); cadastrados no CADÚnico.

Para garantir os absorventes, basta baixar o APP “Meu SUS Digital”, possuir cadastro no sistema Gov.br e acessar a aba “Dignidade Menstrual”. O aplicativo irá emitir uma autorização para ser apresentada, junto a um documento de identificação pessoal, em uma farmácia cadastrada no programa Farmácia Popular.

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Estância Turística de Presidente Epitácio e todas as unidades da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão à disposição da população que necessitar de orientação sobre o cadastro e emissão de autorização. “Basta a pessoa interessada levar um celular até a unidade de assistência social que a equipe irá ajudar a instalar o APP e como proceder para garantir o benefício”, explica a coordenadora do CRAS, Elaine de Jesus.

Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social