A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Vetores de Presidente Epitácio (COVEPE), alerta a população para o aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados no município, identificados através das visitas domiciliares e ações rotineiras do setor.
De acordo com a COVEPE os focos são resultado do acúmulo de água, devido aos dias chuvosos, altas temperaturas, excesso de recipientes nos quintas e manuseio inadequado dos moradores.
Em um dia de trabalho, foram encontrados 33 focos, em 493 imóveis visitados, o que corresponde a 23 quarteirões.
“A situação é considerada preocupante, pedimos aos moradores que se atentem, principalmente a ralos internos e externos, vasos de plantas, latas, frascos, piscinas, restos de construções, entre outros”, pontua o setor de controle de vetores.
Os principais sintomas da dengue incluem: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e falta de apetite.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que dependendo de alguns fatores, pode se apresentar de forma branda ou grave, fatores como infecção anterior pelo vírus e doenças crônicas aumentam a chance de agravamento.
Os ovos do mosquito transmissor da dengue costumam ser depositados em recipientes artificiais contendo água, e consegue resistir a condições ambientais secas por mais de um ano. “Esta é uma das estratégias mais importantes que a espécie emprega para sobreviver e se espalhar”, destaca a COVEPE.
A principal forma de combater a proliferação do mosquito é evitando o acumulo de água parada em potes, garrafas, pneus e outros recipientes que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, é importante cobrir adequadamente tanques e reservatórios de água.
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Presidente Epitácio - SP