Já parou para pensar como o descarte de lixo pode virar uma armadilha invisível para os coletores quando realizada de maneira errada? Materiais perfurocortantes descartados de forma incorreta podem ferir os profissionais da limpeza pública, causando pequenos cortes ou até transmitir doenças infecciosas.
A empresa AJS, responsável pela coleta de resíduos domiciliares da Estância Turística de Presidente Epitácio, orienta que seringas, agulhas, cacos de vidro, lâminas e palitos de churrasco, por exemplo, devem ser embalados em garrafas PET ou caixas resistentes e identificadas como conteúdo cortante.
“Vidros, agulhas e até pontas de metais colocam em risco a integridade física dos profissionais e podem causar acidentes graves como cortes profundos, sem mencionar a dor, afastamento do trabalho e o risco de doenças”, aponta o secretário municipal de obras e infraestrutura, Adrian Melo.
Todos os coletores utilizam equipamentos de proteção individual, como luvas e sapatos, no entanto o risco ainda existe. Para garantir a segurança dos profissionais durante o manuseio de sacos de lixo, a colaboração de toda a população é fundamental.
A AJS disponibiliza o número de telefone (WhatsApp) 18 99721-4747 para receber denúncias, reclamações ou sugestões em relação ao serviço prestado.









