Segunda escola a desfilar no Sambódromo Gilson Cruz, no sábado, (14), na Estância Turística de Presidente Epitácio, a GRES Estação Primeira de Vila Maria cantou a própria história e abordou a importância do café para um povo. O enredo “Na saga do café, sou Amor, sou Paixão! Vila Maria 40 Anos de Pura Emoção” enaltece a tradição da agremiação em paralelo com as raízes do cultivo, produção, consumo e paixão pelo café.
O carro abre-alas relembrou a estação sorocabana, iniciativa conhecida da vinda dos trilhos da impulsionada pela expansão da lavoura cafeeira e pelos produtores de café, que desbravaram a região. As alas permearam desde os cafezais até os profissionais especializados na avaliação, seleção e recomendação de cafés. Para completar, a última alegoria trouxe o símbolo da agremiação, a arara-canindé, e a bateria apostou na sonoridade do tambor dos terreiros em alusão a cultura ancestral dos trabalhadores das lavouras.
Neste domingo, (15), às 13h, será realizada a apuração das notas dos jurados, além da Doce Mar, o Sambódromo Gilson Cruz recebeu as escolas GRCESC Doce Mar e GRESSC Unidos da Ribeira. Após o resultado da competição, a escola campeã retornará à passarela do samba na segunda-feira, (16), a partir das 22h, com entrada gratuita.
O Carnaval 2026 é uma realização da Prefeitura e Câmara de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o aporte do Ministério do Turismo e Governo Federal.









