A GRCESC Doce Mar abriu a noite de desfiles das escolas de samba do Carnaval 2026 na Orla da Estância Turística de Presidente Epitácio, no sábado, (14), com o enredo “O brilhante imaginário”, que teve como eixo central as obras de João Brilhante, escritor, poeta e folclorista de Presidente Epitácio, que deixou um legado de composições, lendas e produções literárias, que têm como cenário o município, banhado pelo Rio Paraná, chamado pelo autor de ‘doce mar’.
O desfile fez uma homenagem e evidenciou a riqueza cultural e histórica de João Brilhante para a construção do imaginário popular epitaciano. Touro arigó, Velho Cainguá, Velinha do Rosário, Caboclo d’água, Lenda do Pescador e Dourado Encantado, estão entre as obras referenciadas pelo enredo da Doce Mar, como forma de preservar a cultura local e despertar na população orgulho por sua própria história.
Neste domingo, (15), às 13h, será realizada a apuração das notas dos jurados, além da Doce Mar, o Sambódromo Gilson Cruz recebeu as escolas GRES Estação Primeira de Vila Maria e GRESSC Unidos da Ribeira. Após o resultado da competição, a escola campeã retornará à passarela do samba na segunda-feira, (16), a partir das 22h, com entrada gratuita.
O Carnaval 2026 é uma realização da Prefeitura e Câmara de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o aporte do Ministério do Turismo e Governo Federal.









