O CAPS realizou, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, no auditório da ACIPE, na última sexta-feira, (12), uma reunião de matriciamento em saúde mental com todos os médicos e enfermeiros da Atenção Básica/CEMIPE e da equipe E-Mult e Santa Casa, representada pela psicóloga Melissa Bonfim Alcantud.
A reunião teve como principal objetivo discutir a reorganização do fluxo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município para o ano de 2026. Segundo a responsável técnica da unidade, Jane Reis de Oliveira, o matriciamento em saúde mental tem a finalidade de fortalecer o cuidado compartilhado entre as equipes, “qualificar o atendimento aos usuários, ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover a integração entre os diferentes pontos da rede de saúde, garantindo um acompanhamento mais humanizado e contínuo aos pacientes”.
O encontro foi conduzido pela oradora Zinelma Oliveira dos Santos e contou com as palestras dos médicos Dr. Matheus Tostes Assis e Dr. Rodrigo Martins Garcia. Os profissionais ministraram a palestra abordando temas relacionados à saúde mental, com foco na atuação da Atenção Básica, nos critérios de encaminhamento, no manejo clínico dos casos e na articulação com o CAPS e demais serviços da rede.
Entre os presentes estavam: a diretora de Saúde, Neuraci Faustina de Oliveira Mascari, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Almir Vitor Góis, e o diretor do Departamento de Transportes de Saúde, Edison Alexandre Durante Decia.
“Agradeço a participação de todos os presentes e o apoio da gestão municipal/SUS, na pessoa do Secretário de Saúde, Marcírio Vera Rolin, que não mediu esforços para apoiar a realização deste evento, considerado de grande importância e necessidade para o alinhamento das ações de saúde mental no município”, completou Jane.









