A Black Friday é uma ação do comércio voltada a promoções e descontos em serviços e produtos para compras em lojas físicas ou pela internet, que ocorre, normalmente, na última sexta-feira de novembro, portanto em 2025 a ação será realizada no dia 28 de novembro, mas as ofertas podem ser estendidas ao longo de toda a semana, como uma estratégia para atrair consumidores. Diante disso, o Procon-SP, com o apoio do Procon Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio, preparou um informativo para orientar a população com dicas para compras seguras.
Para evitar problemas como arrependimento por comprar por impulso ou maiores prejuízos, entre as principais recomendações estão:
Verificar se o produto desejado está realmente em promoção;Comparar preços em diferentes lojas físicas e virtuais;
Avaliar o valor do frete e o prazo de entrega;
Confirmar se a loja possui política de troca;
Desconfiar de links enviados por redes sociais ou e-mails e, sempre que possível, digitar o endereço da loja diretamente no navegador.
O consumidor deve ficar atento a valores muito abaixo do mercado, pois pode ser uma prática de fraude ou golpe, como produtos falsificados ou lojas falsas. A Black Friday pode ser uma alternativa para pessoas que acompanham o preço de determinado produto ao longo de um período, pois significa que possui parâmetros reais quanto a variação do desconto e que a compra não está sendo realizada por impulso.
Nas compras online, o comprador precisa verificar se o site utiliza métodos seguros de pagamento. O Procon recomenda que o consumidor:
Crie senhas fortes e exclusivas;Utilize cartão virtual, quando oferecido pelo banco;
Verifique os dados da loja, como razão social, CNPJ, endereço físico e eletrônico;
Verifique se a loja virtual é recomendada por outros clientes.
Reclamações e denúncias podem ser feitas diretamente no atendimento presencial do Procon Municipal, localizado na Avenida Presidente Vargas 14-88, Centro ou através do site www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor.









