A Estância Turística de Presidente Epitácio será sede do 2º Fórum de Turismo do Oeste Paulista, com o tema “Conectando Destinos, Experiências e Oportunidades”. O evento será realizado no dia 6 de novembro, a partir das 8h30, no Hotel Sesi, e reunirá representantes do poder público, profissionais do turismo, empresários, entidades e empreendedores para discutir estratégias, experiências e novas oportunidades para o desenvolvimento turístico da região.
Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, com apoio da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e Destino do Oeste Paulista, o encontro terá palestras, mesa-redonda e oficina de trabalho voltadas ao fortalecimento do turismo regional e à articulação entre os municípios e os diferentes setores envolvidos na atividade turística.
O prefeito André Lima convida a população, os profissionais do setor e os representantes de instituições e empresas a participarem do encontro. “Presidente Epitácio tem um grande potencial turístico, e queremos fortalecer cada vez mais essa vocação, criando oportunidades para os empreendedores e para toda a região. Convido os representantes do poder público, empresários, profissionais do turismo e a população a participarem deste fórum, compartilhando ideias e experiências que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo no Oeste Paulista”, destaca o prefeito.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A programação terá início com a palestra de João Carlos Leite, conhecido como Joãozinho da Canastra, que abordará o tema “Cooperativismo como Agente de Desenvolvimento Local”. Ele compartilhará a experiência de desenvolvimento territorial na Serra da Canastra, em Minas Gerais, com destaque para a atuação de cooperativas de crédito e instituições parceiras, a qualificação dos produtores e o fortalecimento da cadeia produtiva do Queijo Canastra.
Na sequência, a mesa-redonda “Destino Oeste Paulista” reunirá Myriam Costa e Tony Casarotti, do Destino Oeste Paulista; Fernando Brito, do Sol do Oeste; e Ester Moraes e Jurandir Aparecido, da Região Pontal Paulista. O debate será dedicado à integração regional, à valorização dos destinos e à construção de estratégias conjuntas para o turismo.
O segundo palestrante será Antonio Carlos Covolan, bacharel em Turismo e consultor em desenvolvimento regional e turismo do Sebrae-SP. Com experiência em turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura, ele apresentará o tema “Turismo Sustentável de Aventura, Cicloturismo e Desenvolvimento Regional”, abordando possibilidades para diversificar as experiências turísticas e estimular a economia regional.
A programação também prevê a Oficina de Trabalho – Destino Oeste Paulista, voltada à discussão de propostas e ao fortalecimento das iniciativas de desenvolvimento turístico regional.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura oficial
9h15 – Palestra com João Carlos Leite, o Joãozinho da Canastra
Tema: Cooperativismo como Agente de Desenvolvimento Local
10h30 – Coffee break
11h - Mesa-redonda “Destino Oeste Paulista”
Participantes: Myriam Costa e Tony Casarotti (Destino Oeste Paulista); Fernando Brito (Sol do Oeste); Ester Moraes e Jurandir Aparecido (Região Pontal Paulista)
12h – Palestra com Antônio Carlos Covolan
Tema: Turismo Sustentável de Aventura, Cicloturismo e Desenvolvimento Regional
13h – Encerramento e almoço por adesão no restaurante Terraço Epitácio, no Hotel do Sesi
INSCRIÇÕES
Os interessados podem realizar a inscrição pelo formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScL9gtGtmV6JlidzWcRWPV74wjQjva9oYqIwM2qkES9MHjzsg/viewform
A participação é uma oportunidade para conhecer experiências de sucesso, compartilhar iniciativas e contribuir com propostas para o fortalecimento do turismo na Estância Turística de Presidente Epitácio e em todo o Oeste Paulista.









