A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio, por meio do setor de DST/Aids, recebeu do Ministério da Saúde, na terça-feira, (11), exames de autoteste de HIV. O insumo será disponibilizado para pessoas que precisam ser testadas com mais frequência, devido à exposição contínua ao risco, portanto mais vulneráveis a contrair o vírus ou pacientes que têm mais dificuldade de procurar o serviço na unidade de saúde.
De acordo com o enfermeiro de IST/Aids Patrick Perosso, o autoteste permite que a pessoa faça a coleta de sua própria amostra, realize a testagem e interprete o resultado sozinha de forma sigilosa e com confiança. “O insumo representa uma ampliação dos testes, visto que o indivíduo coleta o próprio fluido oral ou sangue em qualquer local que se sinta confortável, no momento que preferir. Nosso público-alvo são pessoas em vulnerabilidade ou com dificuldade para buscar o atendimento na unidade de saúde e qualquer população que não tenha tempo hábil para realizar a testagem com o profissional de saúde”, explica.
O autoteste promove o acesso de pessoas que, devido a barreiras estruturais e/ou individuais, não conseguem acessar serviços de saúde convencionais. Posteriormente, a pessoa pode se dirigir à unidade para realizar outros testes rápidos com o profissional de saúde. Os insumos devem ser retirados no Centro de Saúde de Presidente Epitácio, localizado na Rua São Paulo, nº1-25, Centro, onde será realizada a orientação para o uso correto.









