O Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, é uma data criada para reforçar a importância da leitura no desenvolvimento educacional de crianças e jovens, mas também para pessoas de todas as idades, influenciando na elaboração de pensamento crítico, ampliação do repertório linguístico, estímulo para a imaginação, melhoria das habilidades cognitivas, como concentração e memória.
Diante do papel fundamental da leitura, a Biblioteca Municipal “Amandio Pires” busca atualizar constantemente o acervo e assim beneficiar os leitores frequentadores do espaço e também atrair novos adeptos do hábito de emprestar títulos. Entre as últimas novidades, conquistadas através do trabalho das servidoras do setor Ellen Rodrigues e Regina Balarin, estão 400 exemplares voltados ao público infantil viabilizados pela PNLD (Política Nacional do Livro e do Material Didático) do Ministério da Educação que amplia o acervo de bibliotecas públicas e comunitárias através da entrega de livros literários.
“Os títulos já estão disponíveis para empréstimo, portanto basta os interessados procurarem a biblioteca para conhecer as obras, caso não possua a carteirinha é possível fazer o cadastro para retirar gratuitamente. Uma das novidades é o livro ‘Tudo bem não ser igual’ da escritora epitaciana Roselaine Pontes de Almeida”, comenta a escriturária Ellen Rodrigues.
Para o público em geral, outros 300 exemplares também estão disponíveis para empréstimo. As obras possuem gêneros diversos, desde livros de história do Brasil, biografias, temas técnicos como design, fotografia, teatro, política entre outros; e ainda jogos de tabuleiro. Os itens foram fornecidos pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UDBL/SECEC), e tem a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, organização social de cultura, como parceira em sua gestão.
A Biblioteca Municipal Amandio Pires conta com mais de 40 mil exemplares tombados. O acervo é aberto a visitação, sendo necessário apenas agendar visitas de grupos escolares. Localizada na Rua Porto Alegre nº 6-83, atendimento de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h. Entre os serviços disponíveis estão acesso à internet e auxílio para inscrições em concursos e processos seletivos.









