O Conservatório Musical Municipal “Joaquim de Oliveira” promoveu na última quinta-feira, (11), no Anfiteatro João Brilhante a formatura 2025, com uma programação de recitais, apresentações de ex-alunos, homenagens e a presença de autoridades municipais, amigos e familiares apoiadores da música e da cultura.
A solenidade marcou a conclusão em Qualificação e Requalificação Profissional Básica - Piano de Eduardo Novaes da Silva Teixeira da Rocha; e a Habilitação Profissional Técnico em Instrumento Musical - teclado de Zinelma Oliveira dos Santos. “Formandos, espero que o Conservatório seja sempre lembrado como o primeiro movimento de uma grande sinfonia, parabenizo cada um pela conquista, pela capacidade de transformar técnica em arte, desafio em superação a música seja sempre uma expressão da vida e da emoção”, disse a vice-diretora da unidade Ana Karina Mattosinho Santos.
Além dos recitais dos formandos, a noite foi marcada pelas apresentações de ex-alunos, chamados de Joias da Casa, como a banda Salve-se quem puder, a Banda do Cris e o Edgar Thomazini. “Agradeço e parabenizo os professores que guiam nossos alunos no caminho da música e, aos formandos, deixo meus parabéns, pois já carregam o diferencial da arte em sua formação”, disse a supervisora de ensino, Nahiara Tathiana da Silva Benetti.
Em uma noite de homenagens, a memória de Adir Murad, ex-diretora do Conservatório Musical e de Hélvio Duque, conhecido como Mia, um dos idealizadores e fundadores do Conservatório Joaquim de Oliveira, foram enaltecidas e relembradas as contribuições.
“Particularmente tenho uma relação muito especial com o Conservatório, então é com imensa satisfação que faço parte deste momento tão marcante para os formandos. Nossa cidade possui muitos músicos, graças a tradição da formação musical, a intenção é formar cada vez mais alunos e levar a música a todos”, disse o vice-prefeito e secretário de educação e esportes, Raphael Vilela.
Estiveram presentes os professores, Aline Pretti Yoshitaki, Cinthia Alexandre Costa da Silva, Débora Leticia de Oliveira Canhete Nunes, Ellen Pandim, Glaucia Aparecida Bonilha, Jayne Vieira Ribeiro, João Carlos de Oliveira, Luciene Pupile Alves e Nelson Pego da Silva. Os funcionários Lucidineia dos Santos Silva, Maria Aparecida Lima Brito, Raquel Stopa Verli e Viviane Fiorese Cavalcante. Entre as autoridades municipais, as vereadoras Márcia Teixeira e Fabiana Bueno, e o diretor municipal de cultura, Augusto Ribeiro Marinho.
Os formandos procederam com o juramento, na sequência, ao lado de familiares, subiram ao palco para receberem os certificados. A apresentação do coral de alunos e professores encerrou a solenidade com canções natalinas e de autoria de Mia.








