Os alunos matriculados nos 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Estância Turística de Presidente Epitácio participaram, nesta quarta-feira, (22), da edição 2025 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), um conjunto de avaliações externas, aplicado a cada dois anos pelo Governo Federal, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Diferente das provas que acompanham a evolução individual do aluno, o Saeb, por meio de testes e questionários aplicados na rede pública e em uma amostra da rede privada, reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes e permite que escolas, redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade do ensino.
Na EMEF Profº Waldyr Romeo da Silveira 101 estudantes compareceram para a avaliação, e na EMEFEI Armênio Macário Ribeiro todos os 46 alunos matriculados passaram pela prova. “A presença dos estudantes é um índice que também é levado em consideração pelo SAEB, então realizamos um trabalho de busca ativa quando uma criança falta sem justificativa”, revela o secretário de educação e esportes, Raphael Vilela, que participou de uma visita bem sucedida a residência de um aluno, que foi convencido da importância de fazer a avaliação, após uma conversa com as gestoras da unidade.
Para evitar o nervosismo dos alunos, as unidades municipais prepararam recepções especiais e momentos de acolhimento para as crianças. “As turmas foram recepcionadas com balões e receberam mimos com o objetivo de lembrá-los que todo o conteúdo cobrado na avaliação foi estudado ao longo do ano e que eles são capazes de ótimos desempenhos”, disse a diretora da EMEF Profº Waldyr Romeo da Silveira, Derminia Ferreira da Silva Oliveira.
A diretora da EMEFEI Armênio Macário Ribeiro, Gislaine Aparecida Pereira Cunha, conta que toda a escola foi ambientada e preparada para tornar o momento da prova acolhedor. “Todos os estudantes da unidade receberam os alunos do 5º ano em um corredor de aplausos, além disso, decoramos com um tapete vermelho e balões para ressaltar que eles são protagonistas do próprio sucesso”, detalhou.
Para as provas, a Diretoria de Ensino de Santo Anastácio enviou aplicadores que conduziram todo o processo de avaliação, que envolveu orientar os alunos quanto a leitura do caderno de provas, preenchimento do gabarito e a garantia do silêncio e da organização em respeito aos colegas.









