A partir da união das guerreiras das matas surge a lendária Boitatá, protagonista do enredo da apresentação da equipe de Coreografia da Estância Turística de Presidente Epitácio, que irá representar o município na etapa estadual dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) 2025, sediados em São João da Boa Vista, entre os dias 24 e 28 de outubro. Na terça-feira, (21), o grupo realizou o último ensaio antes de embarcar rumo à cidade-sede e trabalhou nos ajustes das fantasias.
O coreógrafo Natal Bispo explica que a coreografia foi inspirada no folclore brasileiro, o número “Lenda de outra lenda” venceu a etapa regional dos JOMI 2025 em Tupã; a medalha de ouro garantiu a participação da fase estadual da competição. “A união da força dessas mulheres, que são as guerreiras das matas, faz surgir o Boitatá, que tem a missão de afugentar os agressores das florestas e encantar o público com cores, fogo, luzes e alegria”, comenta.
De acordo com a atleta Maria Tereza de Jesus, os JOMI proporcionam mais do que medalhas e títulos, favorecendo a criação de momentos de amizade e trabalho conjunto. “A fantasia é confeccionada por uma costureira, mas somos nós que customizamos e cuidamos de cada detalhe, e eu gosto do companheirismo e o espírito de grupo que a convivência proporciona”, revela.
A atleta Lilaleia dos Santos Ferreira também destaca a importância dos encontros com as colegas de equipe. “Os JOMI são um complemento na nossa vida, eu sou aposentada, mas gosto de ficar ativa, criamos uma amizade muito próxima, como uma família”, aponta.
Estreante nos Jogos da Melhor Idade, Sebastiana Ferreira dos Santos reforça que o mais importante é superar os próprios limites e resultados. “O coração está acelerado, vamos buscar o nosso pódio, mas estar na etapa que reúne os melhores do Estado de São Paulo já é maravilhoso”, revela.
Pentacampeã regional, a equipe de coreografia de Presidente Epitácio se prepara para mais um desafio em âmbito estadual. A atleta Doralice Lima, em seu primeiro ano na equipe, convida outras pessoas a buscarem o esporte. “Pessoas idosas, a partir dos 60 anos já podem competir e eu recomendo, procure uma modalidade, porque o esporte é descontração, terapia e amizade”, pontua.
A equipe de Coreografia é composta por: Amabile da Silva, Arcínia Maria Pereira Teixeira, Doralice Lima, Elzi Bento Ferreira, Ireni de Souza Doescher, Lilaléia dos Santos Ferreira, Lúcia Varreira Ferreira, Maria Aparecida Fabrício da Costa, Maria Aparecida Souza Prudencio, Maria Tereza de Jesus, Sebastiana Ferreira dos Santos e a monitora Ana Carla Pinto.
A participação da delegação epitaciana conta com o apoio da Derepe (Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio), além da coreografia o município está classificado na modalidade de atletismo: Arremesso de Peso com a atleta Ireni de Souza Doescher e 1000 metros com o atleta Luiz Amaro da Silva.









