Os professores da rede municipal de ensino da Estância Turística de Presidente Epitácio participaram da celebração do Dia dos Professores, dividida em duas turmas nos dias 14 e 16 de outubro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e pelo Núcleo Pedagógico, no Anfiteatro Municipal “João Brilhante”.
O evento contou com a apresentação do balé e sapateado do Acqua Viva e com a presença do prefeito André Lima, do secretário de educação e esportes, Raphael Vilela, dos vereadores Fabiana Bueno e Fernando Bomfim e do diretor de esportes, Pedro Henrique Cardoso.
“Este é um momento simbólico para expressar nosso carinho aos profissionais da educação, em alusão a uma data tão importante. A educação representa um desafio constante, pois é uma das pastas com o maior número de servidores, com a maior parcela de investimento e que impacta em toda a estrutura de uma comunidade”, disse o prefeito, André Lima.
Com o intuito de favorecer a reflexão, com observações bem humoradas e baseadas na realidade dos professores, na terça-feira, (14), foi apresentada a palestra “Tempo de esperançar”, de Eliana Carla Toso Betin que propôs momentos de análise pessoal sobre o trabalho do professor, de maneira leve e descontraída.
E na quinta-feira, (15), a palestrante apresentou o tema “Educar com o coração: a magia da primeiríssima infância”, voltada aos professores que atuam na creche. “A educação começa na educação infantil, e como dizem ‘a educação não muda o mundo, mas muda pessoas e pessoas mudam o mundo'. Então, eu agradeço o esforço e a dedicação de vocês e espero que essa noite de celebração seja especial”, declarou o secretário de educação, Raphael Vilela.
Para encerrar, a palestrante convidada realizou uma dinâmica com os professores e gestores das escolas municipais que consistiu em utilizar uma escada como a representação do papel da escola, ou seja, a estrutura é apenas a base da educação, mas quem sustenta para que o aluno possa subir são os professores. “Todos juntos apoiamos a escada, seguramos para que nossos alunos possam escalar, porque não existe educação sem trabalho de equipe. Não existe educação sem o professor”, declarou.
O evento foi organizado pela Secretaria de Educação e Esportes, na pessoa do vice-prefeito e secretário municipal, Raphael Vilela e pelo Núcleo Pedagógico Municipal, representado pelos supervisores de ensino, Odinei Inácio Teixeira e Nahiara Thatiana da Silva Benetti, a Articuladora Regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) Michela Hopka, a Articuladora Municipal Gislaine Senturion e a professora do Núcleo Pedagógico, Andreia Sola Barreto Marcelino; a Orientadora do Polo UNIVESP 301, Deise Souza; e a professora, Sirlene de Souza Santos.









