O Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou na última sexta-feira, (03), no anfiteatro João Brilhante, uma capacitação em primeiros socorros para servidores das unidades municipais de educação, conforme o Plano Municipal pela Primeira Infância e em cumprimento a Lei Lucas, nº15.661/2015, que consiste na adoção obrigatória do programa de Lições de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar pública e privada do Estado.
A capacitação foi ministrada pelo Cabo Thomaz Ramos, Bombeiro da Educação Pública de São Paulo, que chamou a atenção para a importância dos profissionais da educação estarem preparados para efetuar os primeiros socorros de crianças ou bebês. “A Lei Lucas foi criada em homenagem a Lucas Begalli, que morreu aos 10 anos de idade, após engasgar com um cachorro-quente durante uma excursão escolar em Cordeirópolis (SP), saber como agir em casos como esse ou de afogamento, sangramento, desmaios ou paradas cardíacas é fundamental, pois cada segundo é precioso para manter a pessoa viva”, disse o Cabo Thomaz.
O Secretário Municipal de Educação e Esportes, Raphael Vilela, fez a abertura do encontro e ressaltou que a capacitação constante dos profissionais da educação visa garantir mais segurança para os alunos e qualificação aos servidores. “A rotina escolar traz diversos imprevistos, nenhum de nós quer usar os primeiros socorros, mas caso seja necessário é crucial saber o que fazer e manter a calma para acionar o socorro o mais rápido possível”, pontuou.
Todas as atividades da capacitação foram organizadas pelo Núcleo Pedagógico, na pessoa da supervisora de ensino, Nahiara Thatiana da Silva Benetti; os servidores da Secretaria de Educação participaram de capacitações on-line e concluíram o curso com a demonstração prática fornecida pelo Corpo de Bombeiros.









