O mural ‘Protetoras da Tibiriçá’, de autoria da artista Amanda Mamede, transformou o muro do estádio municipal O Pirangueiro em um espaço de celebração da cultura e da diversidade; e traz elementos característicos da paisagem epitaciana. A obra foi viabilizada por meio da A PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), Lei nº 14.017/2020, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Presidente Epitácio.
Então estão presentes na pintura a Iara, da mitologia indígena; Iemanjá, de origem africana e a Nossa Senhora dos Navegantes, de matriz ocidental. "Criei o desenho pensando em entidades femininas de diferentes matrizes culturais que tivessem relação com o rio e as águas. É uma forma de homenagear a potência e a força feminina e ao mesmo tempo valorizar a diversidade cultural e étnico-racial que compõem a sociedade brasileira”, comenta a artista Amanda Mamede.
Quem passar pelo local poderá identificar símbolos relacionados à identidade do município, como a ponte, o pôr-do-sol e os barcos dos pescadores. O mural está situado na Estrada Boiadeira Norte, ao lado do portão principal do estádio O Pirangueiro.









