As equipes de robótica Fox Head e Red Fox, formadas por estudantes do 6º ao 9º ano do SESI-Presidente Epitácio, visitaram o complexo administrativo da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio e o sítio arqueológico Lagoa São Paulo - 02, na última quarta-feira, (10), como parte do desenvolvimento do projeto que os alunos irão apresentar na FLL (First Lego League - Challenge) – Temporada 2025/2026 UNEARTHED, que nesta edição desafia os competidores a identificar um problema enfrentado por arqueólogos e propor, com base no pensamento crítico e colaboração, uma resolução criativa.
Os alunos, com idade entre 12 a 15 anos, sob a supervisão do técnico das equipes, Marcel de Jesus Almeida, foram recebidos pelo geógrafo da prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, Jean Ítalo de Araújo Cabrera, responsável pela curadoria e análise tecnológica do acervo do do MAHOP (Museu Arqueológico e Histórico do Oeste Paulista), que já conta com mais de 11 mil peças catalogadas.
Reconhecida internacionalmente, a FLL (First Lego League - Challenge) é o maior torneio de robótica educacional do mundo,e na edição 2025/2026 UNEARTHED convida crianças e jovens a explorarem a arqueologia sob uma perspectiva inovadora. No Brasil, a categoria Challenge é coordenada pelo SESI. A proposta desta edição visa estimular o interesse por história, ciência e tecnologia, criando experiências de aprendizado práticas.
-









