O Armazém Cultural “Helena Meirelles” é o palco do projeto “Ida ao teatro” que chegou à Estância Turística de Presidente Epitácio nesta quarta-feira, (20), e fará apresentações teatrais exclusivamente para estudantes da rede pública até sexta-feira, (22). Produzido pela artista Andréia Previtali, criadora da Cia Teatro da Recusa, com a participação da atriz Fernanda Porcel, a iniciativa leva crianças, jovens e demais integrantes de comunidades escolares para dentro de teatros ou espaços cênicos, desde 2019 em Presidente Venceslau.
A partir de 2022, através de acesso às políticas públicas específicas para o território, ProAC e novas parcerias, o projeto expandiu para outras cidades da região como, Presidente Epitácio, Caiuá e Marabá Paulista, além de incluir escolas localizadas em comunidades rurais e ribeirinhas.
O espetáculo de 2025 “Teatro - Cozinha tô com fome” utiliza a linguagem de formas animadas e o teatro de objetos, atribuindo vida a utensílios cotidianos e propõe uma reflexão sobre o fornecimento de comida para toda a população. As crianças, ao término do espetáculo, recebem um envelope com uma semente, desenhos e jogos para colorir. “A intenção é que vocês tenham a experiência de ver a semente tornar-se broto e um dia irá gerar alimento”, disse a diretora da peça, Andréia Previtali.
A programação de apresentações no Armazém Cultural “Helena Meirelles” contemplou: IFSP - campus de Presidente Epitácio (20/08); EMEF Armênio Macário Ribeiro (20/08); EMEF Prof Waldyr Romeo da Silveira, (21/08); E.E Profª Mercia Maria Pretti Soares, (21 e 22/08); Alunos do curso de teatro do Cras (21/08).
Ficha técnica
Teatro - Cozinha tô com fome
Pesquisa, Dramaturgia, Direção, Figurino e Atriz: Andréia Previtali
Atriz: Fernanda Porcel
Arte gráfica: Paulo Brazyl
Cenário: Andréia Previtali e Paulo Brazyl
Produção Executiva: Cia. Teatro da Recusa









