O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado na sexta-feira, 15 de agosto, reúne fiéis da Paróquia São Jerônimo Emiliani da Estância Turística de Presidente Epitácio, (SP), e da Paróquia São João Batista de Bataguassu, (MS), na procissão fluvial pelo Rio Paraná. O evento religioso é marcado pela tradicional travessia de barcos, além de carreata com a imagem da santa e a missa solene em território paulista.
Este ano, os municípios correalizadores da festividade em homenagem à protetora dos marinheiros e pescadores, custearam a embarcação Odisseia que transportará um grupo de devotos durante a travessia. “A participação dos fiéis interessados em integrar a travessia fluvial, que não possuem embarcação própria, podem procurar a Secretaria de Turismo até às vésperas do evento para garantirem uma vaga, estamos priorizando pessoas das paróquias do município: São Jerônimo, São Pedro e Sagrada Família”, explica o secretário de turismo e cultura, André Kuba.
A travessia fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes sairá às 8h de Nova Porto XV, no estado sul-mato-grossense, com previsão de chegada às 9h30 no Píer do município paulista. Na sequência, os fiéis seguem em cortejo até o Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial, onde será celebrada a missa. Em seguida, os fiéis voltam em carreata ao Píer de Presidente Epitácio, de onde retornam ao local de origem pelo Rio Paraná.
Nossa Senhora dos Navegantes
O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes costuma ser celebrado em 2 de fevereiro, no entanto, a festa religiosa surgiu em Presidente Epitácio entre 1944 e 1945, em uma conversa entre senhor Quinzinho, na Velha Porto XV de Novembro, com Armênio Macário Ribeiro, Juca Monteiro e Dona Cota, com inspiração na celebração realizada na época em Porto Alegre.
A data de 15 de agosto foi adotada por ser o Dia da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, por conta das condições de navegação. No Brasil, a devoção à Santa Mãe Estrela do Mar é comum em cidades litorâneas e ribeirinhas, pois Nossa Senhora dos Navegantes é considerada protetora dos pescadores e marinheiros.
Programação
8h - Saída cortejo de barcos de Nova Porto XV
9h - Saída do andor da Capela São José em Presidente Epitácio
9h30 - Recepção do cortejo de barcos no Píer de Presidente Epitácio e saída em carreata para o Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial
10h - Missa solene no Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial
12h - Retorno das embarcações com destino a Nova Porto XV









