A oportunidade de profissionalização oferecida à população epitaciana pelo Sintrarpec (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Epitácio e Caiuá) e pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o curso de Manutenção e Operação de Tratores Agrícolas, contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias. A capacitação de uma turma, exclusivamente de mulheres, foi concluída na última sexta-feira, (18), após 40 horas entre aulas teóricas e práticas.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, Luiz Atílio Padovan e apresentou conceitos como os componentes dos tratores, funcionamento do motor, comandos de operação, sistema de acoplamento, entre outros. “Esse curso é requerido em qualquer propriedade agrícola, para a contratação do profissional com essa formação em manutenção e operação”, explica o instrutor.
Em apoio ao desenvolvimento do curso, a Prefeitura Municipal disponibilizou dois tratores e tratoristas da Secretaria de Agricultura e Relações Agrárias para a operação do maquinário durante as aulas práticas. “Apesar de trabalhar com a produção no campo eu não tinha a prática com o trator, por isso decidi aprender e me profissionalizar para adquirir mais experiência e procurar melhorias para o meu sítio”, disse Maria Célia de Souza Silva, produtora rural e aluna do curso.
Organizado pelo engenheiro agrônomo e técnico agropecuário do Sintrarpec, Eduardo de Souza, o curso contou também com o apoio da John Deere Presidente Prudente, fabricante e fornecedora de produtos agrícolas, que enviou maquinários para ampliar o conhecimento das alunas em relação às últimas tecnologias aplicadas a tratores. “A ideia surgiu para que nós pudéssemos qualificar essa mão de obra feminina, para que elas possam desenvolver as atividades nas propriedades rurais ou como prestadoras de serviços”, explica Eduardo.
O especialista em agricultura de precisão John Deere Prudente, Tiago Alves Ribeiro, e o consultor estratégico de negócios e comercial da John Deere Presidente Prudente, José Luiz Martins Junior, apresentaram às inovações relacionadas a agricultura de precisão, sistema de gestão agrícola que utiliza tecnologias para otimizar o uso de recursos e melhorar a produção, levando em conta a variabilidade espacial e temporal das lavouras.
“Eu sou presidente da associação das mulheres do meu assentamento e tudo o que eu aprendo, levo para elas e incentivo, porque as mulheres podem estar a frente e comandar, inclusive na manutenção e operação de tratores”, destaca Lucicarla Santos, produtora rural e aluna do curso.
Nos próximos dias as alunas concluintes do curso irão receber os certificados, oficializando a formação e profissionalização.









