O Fogueirão de São Pedro 2025 da Estância Turística de Presidente Epitácio reuniu milhares de pessoas, neste sábado, (28), no Pavilhão de Eventos “Amarildo Valdo da Cruz” na Orla Fluvial, para acompanhar a festividade em homenagem ao padroeiro do município, desde a Missa na Paróquia São Pedro, passando pela solenidade para acender a fogueira de cerca de 5 metros de altura, até os shows e atrações culturais preparadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A 40º edição do evento distribuiu gratuitamente mais de 1500 potinhos de arroz doce e canjica, além de pacotes de pipoca e copos de quentão para o público. “A iniciativa foi possível graças ao trabalho de funcionários de diferentes setores da prefeitura, mas agradeço, em especial, a equipe da Rita Mendes que ficou responsável por preparar todos os alimentos servidos e a bebida”, destacou o secretário de turismo e cultura, André Kuba.
Para dar início a programação, o cortejo de fiéis da Paróquia São Pedro chegou ao Pavilhão de Eventos carregando o andor do santo protetor dos pescadores. O Padre Danrley abençoou os presentes, dando início a festividade com a fogueira sendo acesa. Voluntários da Igreja Matriz ficaram responsáveis pela comercialização de bebidas e comidas em barracas, em benefício da paróquia.
“Tradicional no calendário de eventos da cidade, o Fogueirão de São Pedro tornou-se um espaço de valorização da arte local, por isso, abrimos espaço para diferentes atividades artísticas, enriquecendo a programação e demonstrando o compromisso da gestão do prefeito André Lima com a cultura de nosso município”, acrescentou o secretário.
A primeira atração a encantar o público foi a quadrilha do Projeto Onda, ensaiada pela coreógrafo Natal Bispo e protagonizada pelas idosas que participam da atividade desenvolvida na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, um serviço de fortalecimento de vínculos, que oferece oficinas artesanais e exercícios físicos para a melhor idade.
Na sequência, Natal Bispo também apresentou a equipe de coreografia dos JOMI (Jogos da Melhor Idade), com o apoio da Derepe (Divisão de Esportes e Recreação), que conquistou este ano a medalha de ouro na competição, o time se tornou pentacampeão da modalidade.
As poetisas Marcia Cristina e Neide Duarte, da Academia de Letras de Presidente Epitácio, apresentaram poemas autorais com a temática das festividades juninas, a simplicidade do campo e a devoção religiosa. Em seguida, a Academia Acqua Viva apresentou o ‘Mix Urbano’, número coreográfico de street dance.
O público prestigiou ainda um trecho da peça ‘O auto da Compadecida’, montagem da escola Art&Teatro, que será exibida em setembro no Anfiteatro ‘João Brilhante’. Os atores encenaram a Cena da Cachorra, levando ao palco do Pavilhão de Eventos personagens icônicos da obra de Ariano Suassuna como João Grilo e Chicó.
Para encerrar a festa, a música ao vivo ficou por conta de Fábio Cunha e Batidão, a banda colocou todo mundo pra dançar com um repertório de forró, baião, xote e arrasta pé. A atração contou com a organização do Grupo Nova Era Eventos.