A biblioteca municipal “Amandio Pires” da Estância Turística de Presidente Epitácio, sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura, está recebendo apoio para informatizar o acervo e digitalizar o processo de reserva de títulos, através do projeto de extensão desenvolvido pelo estudante de biblioteconomia EaD da Universidade Santa Cecília, Vanderlei Pedro de Macedo, viabilizado pela parceria do Governo Municipal com o IFSP-PEP (Instituto Federal de Presidente Epitácio).
“Nesta primeira fase estou registrando os tombos dos títulos e ensinando as servidoras da Biblioteca Municipal como elas podem dar sequência aos cadastros, transformando todo o acervo em um banco de dados on-line, e futuramente a população poderá pesquisar o nome do livro em um site e verificar de casa se está disponível para empréstimo; sendo que atualmente esse trabalho é realizado de maneira manual e presencial”, explica Vanderlei.
A parceria entre o Governo Municipal, na pessoa do Secretário de Turismo e Cultura, André Kuba, e o IFSP, representado pelo diretor-geral Alexandre Carniato e a coordenadora da biblioteca do IFSP Fabiana Sala, partiu de uma demanda apresentada pela escriturária da biblioteca municipal Ellen Rodrigues; que buscava um mecanismo para otimizar os serviços desenvolvidos também pela escriturária Anise Rosa da Silva e a atendente Regina Ap. Balarin.
“O projeto de extensão é uma parte obrigatória na formação e tem o objetivo de levar conhecimentos e práticas do ambiente acadêmico para a comunidade, promovendo a integração da instituição com a sociedade, eu sou muito grato a Prefeitura pela oportunidade de desenvolver o meu projeto aqui na biblioteca municipal”, completou o estudante.
A Biblioteca Pública Municipal Dr. Amandio Pires foi fundada na Estância Turística de Presidente Epitácio em 28 de março de 1970, e o prédio próprio foi inaugurado em 27 de março de 1987, atualmente possui 40 mil livros tombados. Hoje, 4.252 leitores estão cadastrados, dentre esses mais de 2 mil são frequentes. O acervo é aberto a visitação, possui sala de estudos e pesquisa, sendo necessário apenas agendar visitas de grupos escolares.
Aberta de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h, na Rua Porto Alegre nº 6-83. Além do empréstimo de livros e da pesquisa no acervo, a biblioteca oferece outros serviços como computadores para o público com acesso a internet e também atendimento em agendamentos ao cartório eleitoral, impressão de documentos, consulta da nota fiscal paulista, inscrições para concursos e processos seletivos.