A formação de brigadistas de incêndio é uma medida adotada com enfoque na prevenção e atuação em situações emergenciais, e assim evita-se o caos e minimiza-se os danos pessoais, patrimoniais e materiais. Diante disso, na terça-feira, (18), servidores da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio participaram de um treinamento, com o apoio do Corpo de Bombeiros, com o intuito de capacitar pessoas em diferentes setores.
Os três pilares da brigada de incêndio são: primeiros socorros, evacuação e resgate, com base na NR 23 (Norma Regulamentadora), que aborda a proteção contra incêndio, os servidores assistiram palestras e desenvolveram atividades práticas de combate a princípios de fogo.
No primeiro momento, foram introduzidos aos objetivos gerais, comportamentais e aspectos relacionados à responsabilidade do brigadista, além de noções de primeiros socorros, ou seja, os cuidados imediatos prestados a uma pessoa até a chegada do socorro especializado, a fim de evitar o agravamento das lesões ou até mesmo a morte.
Também foi estudada a teoria do fogo, que compreende o conceito de combustão, seus elementos e funções, formas de propagação, meios de identificar as classes de incêndio, reconhecer técnicas de prevenção para avaliação de riscos em potencial.
Para concluir, os servidores desenvolveram na prática o combate ao fogo, por meio do manuseio de agentes extintores, como água, pó, espumas, entre outros, aprenderam a usar extintores, mangueiras e hidrante.