Os profissionais de saúde bucal da Secretaria de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio realizam ações de intervenção em escolas, com o intuito de promover um enfrentamento da cárie e o tratamento de casos passíveis de restauração atraumática (ART), diretamente no ambiente escolar, ou seja, as crianças recebem atendimento de dentistas e auxiliares de saúde bucal dentro da unidade de ensino.
De acordo com a dentista Noeli Patara o intuito é promover uma saúde bucal mais acessível e eficaz para os alunos. “O projeto desenvolvido nas escolas foi recebido com entusiasmo pelos profissionais e pela comunidade escolar, a primeira etapa da intervenção envolveu: avaliação, levantamento epidemiológico da doença cárie e escovação supervisionada”, diz.
Alguns estudantes avaliados foram encaminhados para tratamento no ESF (Estratégia Saúde da Família), responsável pelo bairro em que reside, enquanto outros, com necessidade de restauração atraumática, já passaram pelo procedimento na própria escola. A segunda etapa consistiu na entrega de escova para higiene dental para os alunos. “Ao agir diretamente nas escolas podemos não só tratar a doença cárie, como também ensinar práticas preventivas que vão beneficiá-los ao longo da vida”, pontua a dentista do município.









