17 JUN 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E RELAÇÕES AGRÁRIAS
1º Feira da Lua movimenta Praça da Criança com diversas atrações

A 1º edição da Feira da Lua da Estância Turística de Presidente Epitácio foi realizada na sexta-feira, (14), na Praça da Criança e reuniu expositores de artesanato, alimentos e bebidas, artistas e consumidores. O evento teve como principal objetivo apoiar os microempreendedores e os pequenos produtores, através da ampliação da divulgação de marcas, oportunidade de networking e promoção cultural e econômica.

Mais de 50 estandes compuseram a exposição, no setor de artesanato o público teve a oportunidade de conhecer o trabalho de artistas locais como arte em crochê e feltro, amigurumi, pintura em tecido, customizações em geral, entalhe em madeira, bordados, itens personalizados, materiais exclusivos e muito mais.

O setor de delivery possibilitou a retirada para consumo posterior de doces e salgados, como bolos, biscoitos, pães, tortas, congelados prontos para fritar ou assar, cones, entre outros. Além disso, o setor contava com prestadores de serviços apresentando produtos cosméticos, bem-estar, saúde, cuidados diários, terapêuticos, e muito mais.

Para quem buscava uma refeição imediata, a praça de alimentação ofereceu um cardápio diversificado de lanches, porções, bebidas, espetinhos, raspadinhos, geladinho e pipoca, alimentos preparados de maneira artesanal para todos os gostos. “Esse é um dos principais diferenciais da Feira da Lua, as pessoas têm a possibilidade de sentar e apreciar o espaço, passar uma noite descontraída com a família em um ambiente de lazer e cultura”, explica o secretário de agricultura, pecuária e relações agrárias, Roberto Gallego Filho.

Miss e Mister Fogueirão

A competição de torcidas que agitou a noite elegeu a Miss Fogueirão 2024 e o Mister Fogueirão 2024, os candidatos foram 30 crianças da rede municipal de ensino, 15 meninas e 15 meninos vencedores de concursos realizados por cada escola, que os tornaram representantes das unidades na Feira da Lua. Todos os participantes ganharam um kit escolar fornecido pela Secretaria de Educação e Esportes e um kit de doces, oferecido pela Acipe.

O título de Miss Fogueirão 2024 ficou com Alice Xavier, aluna da EMEI Ação Criança II, e o Mister Fogueirão foi representante da EMEF Professor Waldyr Romeo da Silveira, Gustavo Chimendes. As crianças que levaram a maior torcida foram premiadas com um troféu entalhado em madeira com a marca da Feira da Lua de Presidente Epitácio, produzido pelo artista José Luiz e ainda um tablet fornecido pela empresa Quero-quero.

“A realização desta competição foi possível graças ao empenho do Núcleo Pedagógico e das gestoras e professoras de cada unidade da rede municipal de ensino, que tornaram possível essa mobilização que deixou a festa ainda mais divertida”, disse o Secretário de Educação e Esportes, Leonardo Menezes Trombeta.

Arte e Cultura

Para animar o evento, a banda BRFA (BR Funk And Afins) levou o groove, a música brasileira e o funk americano para o palco da Feira da Lua. O repertório apresentado contou com sucessos nacionais como Tempo Perdido (Legião Urbana), A Sombra Da Maldade (Cidade Negra), Boa Noite (Djavan), entre outras, e ainda hits internacionais como Uptown Funk (Bruno Mars).

A artista plástica Lenir Ribeiro levou a exposição “O passado presente: raízes que contam a nossa história” para a Feira da Lua, com esculturas em papel de personalidades de Presidente Epitácio como a violeira Helena Meirelles e o homem mais velho do município, Chapéu de Couro, falecido aos 134 anos. As duas atrações foram contempladas pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022) de incentivo e fomento à cultura.

“O balanço da primeira edição foi positivo para a organização e expositores, o próximo passo é avaliar a viabilidade de uma nova edição, levando em consideração os pontos positivos e o que podemos melhorar, pois o objetivo é ampliar a participação para novos expositores e seguir apoiando os microempreendedores e produtores familiares”, pontua o secretário Roberto Gallego Filho.

A Feira da Lua foi realizada pela Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Esportes em parceria com SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e Acipe (Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio).

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias