15 JUN 2024
AGENDA CULTURAL
TURISMO
Fogueirão, festa tradicional do Padroeiro de Presidente Epitácio, tem data anunciada

A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio anuncia que o 39º Fogueirão, festa tradicional de São Pedro, padroeiro do município, será no dia 28 de junho, sexta-feira, a partir das 20h30, ou seja, logo após a chegada da carreata de fieis da Paróquia São Pedro, que sairá da Igreja Matriz com destino ao Pavilhão de Eventos da Orla, onde será acesa a fogueira e serão realizadas as festividades.

Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio da Paróquia São Pedro, a 39º edição do Fogueirão possui entrada gratuita e contará com a distribuição de pipoca, quentão sem álcool e canjica, além da comercialização de bebidas e alimentos em geral. “O principal momento da festa é quando a fogueira é acesa, símbolo da tradição junina em homenagem ao padroeiro”, conta o secretário de turismo e cultura, Augusto Ribeiro Marinho.

Este ano, a atração musical será a dupla epitaciana Maurício e Maciel, com um repertório sertanejo e também incorporando canções típicas das festividades juninas ao som de um sanfoneiro convidado. O dia de São Pedro é celebrado em 29 de junho, e o Fogueirão surgiu em 1986 com o objetivo de homenagear o santo em uma festa popular. O Pavilhão de Eventos da Orla estará aberto a população a partir das 20h, mas a distribuição de pipoca, quentão sem álcool e canjica será iniciada após a chegada da carreata.

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura