A Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Presidente Epitácio e o Conselho Municipal de Turismo tornaram pública, nesta terça-feira, (23), o relatório de resultados obtidos no primeiro ano de execução do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Turístico de Presidente Epitácio, elaborado e implementado com o intuito de potencializar o setor no município.
De acordo com o responsável técnico pelo Plano Diretor de Turismo, Dener Fonseca, o Índice de Desenvolvimento Turístico de Presidente Epitácio é um sistema que utiliza Inteligência Artificial e Big Data no levantamento de uma série de indicadores e variáveis que são divididos em duas dimensões – Capacidade de Gestão (Governança) e Maturidade da Oferta Turística. A dimensão Capacidade de Gestão (Governança) analisa variáveis relacionadas ao Sistema Municipal de Turismo e a dimensão Maturidade da Oferta Turística analisa variáveis relacionadas à oferta turística.
“O sistema possui referências que demonstram o grau de desenvolvimento turístico da cidade em uma escala que varia de 0 a 100%. Melhoramos muito, mas há muito trabalho pela frente. No 3º trimestre de 2023, Presidente Epitácio apresentava o índice de 25%, enquanto no 1º trimestre de 2024 a marca atingida foi de 50%”, explica.
O Programa de Aceleração do Desenvolvimento Turístico de Presidente Epitácio desenvolveu algumas ações ao longo deste período que colaboraram no crescimento do índice no sistema. Entre eles está o Observatório do Turismo de Presidente Epitácio, um ambiente de monitoramento e avaliação da atividade turística, que opera em tempo real e integra tecnologias avançadas de Machine Learning, capaz de identificar padrões e tendências e gerar indicadores inteligentes para facilitar o acompanhamento dos resultados das políticas públicas de turismo.
A criação da marca turística também compõe a gama de ações, pois foi concebida visando “despertar orgulho no nosso povo, destacando os atrativos naturais, históricos e culturais e capturando a essência da cidade. Tudo isso para lembrar que moramos no paraíso, mas que às vezes nos esquecemos”, revela Dener.
Assim como o Portal Turístico Oficial de Presidente Epitácio, que pode ser atualizado tanto pelos empresários quanto pelos gestores públicos para ampliar a distribuição e comercialização dos produtos turísticos de Presidente Epitácio, colocando-os nas prateleiras dos grandes centros emissores de turistas do mundo.
E também, medidas para atrelar os empreendedores e comerciantes locais em um sistema de fornecimento de produtos e serviços em benefício da ampliação do nome do município para públicos externos, como a formação de Designer de Souvenirs, a criação do mapa do turismo e do WhatsApp do Turismo, a Estante de Terroir em pontos de venda parceiros, o projeto embaixador do turismo. Todos os detalhes são descritos na apresentação de prestação de contas disponível para download no site da prefeitura.
Novembro foi considerado o Mês do Turismo e concentrou uma gama de atividades, como por exemplo, a mobilização para os servidores vestirem a camiseta do turismo, passeios temáticos com alunos da rede municipal, promoções de divulgação em supermercados, e a adição de mais de 50 produtos turísticos no portal com a parceria de produtores gastronômicos, de experiências e serviços na cidade.
“Estamos ampliando as possibilidades de resposta para a pergunta: O que tem pra fazer em Presidente Epitácio? Isso foi possível graças ao trabalho de ampliação da compreensão do papel do turismo no desenvolvimento da cidade de uma maneira geral, envolvendo moradores, comerciantes, servidores públicos, gerando renda e fortalecendo a economia”, completa Dener.