O COVEPE (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) desenvolve diariamente ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira, 1º de março, Dia D de mobilização estadual contra a dengue, as visitas foram intensificadas, a fim de ampliar a vistoria aos quintais e intensificar a orientação aos moradores da Estância Turística de Presidente Epitácio.
Além disso, o COVEPE distribuiu e orientou as unidades escolar do município que adotaram a campanha, levando aos bairros mais informação e transformando os estudantes da rede de ensino da Secretaria de Educação e Esportes em multiplicadores do conhecimento.
O COVEPE alerta que em apenas 10 minutos por semana a população pode ajudar no controle de casos de dengue na cidade, apenas verificando se os quintais em limpos e se o lixo está sendo descartado de maneira correta. Os principais focos da doença são encontrados dentro das casas, como recipientes de plástico que armazenam água da chuva, pneus, garrafas, vasos de plantas e outros itens jogados nos quintais.
A dengue causa febre alta, dores no corpo, diarréia, vômito, manchas pelo corpo e, em casos mais severos, pode até matar. Ao sentir algum sinto, procure uma unidade de saúde para iniciar o tratamento o mais rápido possível. As ESFs (Estratégia de Saúde Família) também adotaram o Dia D contra a dengue e estão preparadas para receber a população.
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Presidente Epitácio - SP