15 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Educadores da rede municipal participam de habilitação para atuar no Programa A União Faz a Vida

Os educadores da rede municipal de ensino da Estância Turística de Presidente Epitácio receberam nos dias 14 e 15 de fevereiro a habilitação para atuar no “Programa União Faz a Vida”, da instituição financeira Sicredi Rio Paraná. Cerca de 200 profissionais participaram do evento destinado a capacitar os docentes da educação infantil e ensino fundamental.

Na manhã desta quinta-feira, (15), a assessora pedagógica do programa, Sueli Lira, palestrou no Anfiteatro “João Brilhante” a respeito da metodologia do programa que está alinhado às competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), valorizando a integração dos projetos desenvolvidos em sala de aula com as explorações na comunidade a fim de gerar lembranças, vivências e experiências agregadoras.

“A proposta é conectar ao ensino regular, propondo a visita a territórios que estimulem o conhecimento, através de texturas, aromas, espaços e sentimentos. Levando os alunos a reconhecerem a própria comunidade, o local que vivem e muitas vezes não tem a oportunidade de entender a fundo a história e o contexto deste ambiente”, explica Sueli.

A metodologia do “Programa União Faz a Vida” consiste no desenvolvimento de um projeto que possibilita que os estudantes investiguem um território, para isso, os educadores realizaram os passeios previamente para conhecerem as possibilidades a serem exploradas, os locais propostos são: Orla Fluvial, Asilo de Idosos, Marinha, Cooperativa de Reciclagem, Anfiteatro João Brilhante, Pavilhão de Eventos da Orla, entre outros.

Ontem, (14), foi realizada a abertura do ano letivo em Presidente Prudente, com a palestra de um psicólogo do Conecte-se: Cuidando de quem cuida, com o intuito de alertar para a importância de entender a si mesmo, reconhecer limites pessoais, ter autocuidado, e assim tornar-se apto para cuidar de outras pessoas.

A Prefeitura de Presidente Epitácio, através do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esportes está conveniada ao programa socioeducacional do Sicredi há 4 anos, o objetivo do evento de habilitação é fortalecer laços e fomentar o desenvolvimento coletivo por meio das atividades educacionais, culturais e sociais desenvolvidas com os estudantes.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes