24 OUT 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Dia Mundial de Combate a Poliomielite destaca a importância de imunizar crianças
A vacina, disponibilizada de forma gratuita nas unidades de saúde em todo o país, é a principal maneira de proteger crianças da Poliomielite, doença que pode ocasionar paralisia infantil, perda de reflexos e força muscular, e ainda levar a óbito.

Para destacar a importância da imunização infantil, 24 de outubro é considerado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A doença é causada pelo polivírus e também é conhecida como paralisia infantil, não há tratamento específico e atinge crianças menores de 4 anos e adultos.

A proteção do público infantil é fundamental para evitar que doenças voltem a circular no Brasil. Por isso, pais e responsáveis devem buscar o serviço de saúde de seu bairro para vacinar as crianças contra a poliomielite e outras doenças que já estão erradicadas no país.

Manter o esquema vacinal atualizado e completo é fundamental, a meta nacional é atingir 95% da população, pois quanto mais pessoas imunizadas, menor é o risco de circulação de doenças. O polivírus é transmitido pelo contato direto, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes, ou ainda por meio de gotículas ao falar, tossir ou respirar.

A contaminação por via fecal-oral (pelas fezes) é a forma mais frequente, pois a falta de saneamento básico e higiene pessoal são fatores facilitadores da doença. A vacinação está disponível nas unidades básicas de saúde, basta apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação. Mais informações, consulte a unidade responsável pelo seu bairro.

Fonte: Secretaria de Saúde