A Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Presidente Epitácio iniciou a aplicação do Simulado SARESP 2026, destinado aos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, contemplando as escolas EMEF Waldyr Romeo da Silveira, EMEFEI Armênio Macário Ribeiro e EMEFEI Mário Bonifácio. A iniciativa está em conformidade com as orientações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e a Instrução Normativa MEC/INEP nº 2/2025.
O simulado foi dividido em duas partes, no primeiro dia foi aplicada a avaliação de Língua Portuguesa e no segundo a prova de Matemática. O objetivo é familiarizar os estudantes com o formato das avaliações, identificar necessidades de aprendizagem, acompanhar o desenvolvimento das habilidades nesta etapa de ensino e fornecer subsídios para o planejamento de intervenções pedagógicas.
Em visita a EMEFEI Armênio Macário Ribeiro, o vice-prefeito e secretário de educação, Raphael Vilela, acompanhou a aplicação da prova de Língua Portuguesa e destacou a importância do simulado para a preparação de toda a comunidade escolar no dia do SARESP. “Direção, equipe de aplicadores, dinâmica da escola com as demais turmas que não participaram da prova, tudo implica em uma mudança na rotina escolar, portanto o simulado também possui esse papel de preparar para o dia oficial da avaliação”, destacou.








