A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) premiou, na manhã desta sexta-feira, (05), no Ginásio Municipal Beira Rio, estudantes da rede estadual de ensino com bom nível de competência leitora e habilidades em interpretação de texto, de acordo com o resultado alcançado na 1º edição da Olimpíada Interpreta SP (Olisp). Ao todo, 299 alunos olímpicos, entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, e 20 professores da Unidade Regional de Ensino de Santo Anastácio receberam medalhas, com a participação de 10 escolas olímpicas, além de estudantes destaque na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp) e também concluintes do Programa Prontos Pro Mundo.
“Hoje, celebramos o esforço, a dedicação e o brilhantismo de nossos alunos que se destacaram em uma competição tão desafiadora e enriquecedora”, disse a PEC Marli de Oliveira Geraldo da Unidade Regional de Ensino de Santo Anastácio, ao recepcionar convidados, autoridades presentes, senhores pais, familiares, alunos, professores, professores olímpicos, coordenadores, vice-diretores e diretores.
A Olimpíada Interpreta São Paulo consiste em uma avaliação que desafia os alunos por meio de questões ligadas à compreensão de diferentes linguagens e gêneros textuais. O nível de dificuldade de cada item varia de acordo com o ano ou série do aluno. E, a partir dos resultados, os estudantes foram classificados em medalhistas de ouro, prata ou bronze.
O evento contou com a presença do prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima e do vice-prefeito e secretário de educação Raphael Vilela, e a realização teve a parceria da Derepe (Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio), na pessoa do diretor de esportes, Pedro Henrique Cardoso, também presente na cerimônia.
Para compor a mesa de autoridades e efetuar a entrega das medalhas aos alunos e professores olímpicos, foram convidados: a Dirigente Regional de Ensino Geralda Helenice Augusta Rocha, a CEC Rozineide Vital Pedrosa e o PEC Ednelson Zorzini Cruz.
“Cada um de vocês, alunos, demonstrou um compromisso, dedicação, horas de estudo e uma incrível capacidade de interpretação. Vocês são, sem dúvida, a prova viva de que o empenho e a determinação conduzem ao sucesso”, disse o vice-prefeito Raphael Vilela.
A Unidade Regional de Ensino de Santo Anastácio e os municípios parceiros cederam o transporte para os alunos e familiares. A BMAZ realizou apresentações musicais na abertura do evento e interpretou o Hino Nacional. “Parabenizo os estudantes e professores, em especial os alunos que fazem parte das bandas marciais de seus respectivos municípios, demonstrando o quanto a música pode agregar aos demais conhecimentos”, disse o professor e regente Odair José.









