O Projeto Onda, desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Estância Turística de Presidente Epitácio para pessoas idosas, realizou na terça-feira, (02), uma roda de conversa com informações sobre o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), conduzida pela assistente social e responsável técnica, Vanessa Lima e pela estagiária de serviço social Denise.
Na ocasião, foram discutidas as atividades recreativas, de sociabilidade e integração promovidas para pessoas idosas acima de 60 anos que compõem o Projeto Onda como um programa do SCFV que fornece de forma contínua e planejada oficinas que visam promover autonomia, coordenação motora, senso criativo, memorização, com o foco de prevenir situações de risco social, fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover a convivência entre pessoas de diferentes faixas etárias.
A assistente social Vanessa Lima tem o papel de acolher, informar sobre os direitos, orientar e efetuar encaminhamentos, além de mobilizar e fortalecer as redes sociais de apoio, elaboração de relatórios e prontuários, ajudar no desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania.
Por meio das oficinas de crochê, feltro ou bordado, o participante estimula a coordenação motora e exercita a memória, a atenção e outras funções cognitivas, auxiliando na manutenção da autonomia e na prevenção do declínio cognitivo. Também atua como uma prática terapêutica, capaz de proporcionar relaxamento, diminuir a ansiedade e promover bem-estar emocional.
As oficinas de artesanato em MDF e pintura e ainda a oficina de reciclagem também trabalham coordenação motora e habilidades manuais, além de expressão artística, autoestima, valorização e pertencimento, estimulam a criatividade, constroem valores coletivos e reforçam a autonomia e consciência.
Assim como a oficina de arte em madeira, que estimula a cognição e a coordenação motora, promove expressão emocional e autoestima, fortalece vínculos sociais e oferece senso de utilidade e autonomia. Além disso, resgata memórias e valores culturais, contribuindo para o bem-estar físico, mental e social dos participantes.
Para participar de qualquer oficina do Projeto Onda, o interessado deve possuir, no mínimo, 60 anos e procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, situada na Rua Paraná 4-53, e informar qual a oficina de interesse, para participar de outra atividade é necessário concluir a primeira oficina escolhida.









