A III Semana da Música: "Música para todos" Hélvio Duque - MIA promoveu mais uma noite de encontros de estilos musicais; o palco do Anfiteatro João Brilhante da Estância Turística de Presidente Epitácio foi o espaço para as exibições da Oficina de Sopros e da banda Salve-se quem puder, nesta quarta-feira, (19), com entrada gratuita.
O representante do CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) Odair José destacou que a abertura de espaços para a divulgação da música em diferentes estilos era uma das missões do homenageado pela Semana da Música, o maestro Hélvio Duque, o Mia. “Agradeço a colaboração de cada artista que integra a Semana da Música e a cada pessoa do público, em especial os alunos e professores da EMEJA Gerson Constante de Oliveira que se dispuseram a participar deste evento”, disse.
Para abrir a noite, a Oficina de Sopros, projeto iniciado após ser contemplado pela Lei Aldir Blanc, que seguiu mesmo após a conclusão proposta pela PNAB de incentivo à cultura, consistiu em apresentar números musicais eruditos de sopros metais, interpretados por pessoas que aprenderam durante a oficina e se destacaram. “Quem tiver interesse em aprender ou aprimorar técnicas, a oficina está com vagas abertas, basta procurar por mim nos encontros semanais, realizados aos sábados, das 14h30 às 16h30 no Anfiteatro”, disse a professora Letícia Santos, proponente do projeto.
Ao todo, quatro peças foram interpretadas pela Oficina de Sopros, composta pelos músicos Leticia Santos (eufônio), Daniel (low brass), Cristian Cauê (trombone), Gabriela Campos (tuba) e Gustavo Patara (eufônio). “A música erudita é pouco consumida pela população em geral, nossa intenção é levar esse estilo musical ao maior público possível, democratizando o acesso a essa manifestação da arte”, disse Letícia.
Para completar a programação da noite, a banda Salve-se quem puder apostou na música popular para animar o público, com um repertório de canções de MPB, sertanejo e pop em versões pop/rock. Parte dos integrantes fez aulas no Conservatório Municipal, mas todos os músicos são alunos do Sesi-Presidente Epitácio, onde nasceu o conjunto.
A banda é formada por Maria Clara (vocal), Yan Gabriel (Piano), Isabelle Fernandes (Bateria), Matheus (guitarra) e Melissa (baixo). O grupo já participou de festivais no estado de São Paulo e aposta no amor pela música para criar conexões verdadeiras em cada apresentação. “Obrigada pelo convite, essa é uma experiência muito especial que levaremos em nossa bagagem para toda vida”, disse a vocalista.









