Os alunos dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais da Estância Turística de Presidente Epitácio EMEFEI Armênio Macário Ribeiro e EMEF Waldyr Romeo da Silveira participaram, nesta terça-feira, (18), da edição 2025 do Saresp (Sistema de Avaliação do Escolar do Estado de São Paulo).
Todo conteúdo cobrado pela avaliação (35 questões de Língua Portuguesa e 16 de Matemática) é elaborado a partir do Currículo Paulista previsto para cada ano escolar. “O Saresp é utilizado para aferir o nível de alfabetização e aprendizagem dos alunos, a partir das habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico. A avaliação serve como um importante instrumento para mapear os avanços e lacunas da aprendizagem, por isso é importante a participação de todos”, disse o vice-prefeito e secretário de educação e esportes, Raphael Vilela, que acompanhou a recepção aos estudantes nas unidades municipais.
A diretora da EMEFEI Armênio Macário Ribeiro, Gislaine Aparecida Pereira Cunha e a equipe da unidade de ensino preparam a escola para receber os alunos de maneira reconfortante e organizada, entregando a cada discente um kit de materiais escolares e um chocolate. “A intenção é tranquilizar os estudantes, demonstrar que eles estão preparados, pois estudaram o conteúdo ao longo de todo ano”, pontuou.
Na EMEF Waldyr Romeo da Silveira, a diretora Derminia Ferreira da Silva Oliveira reforçou o comprometimento de toda comunidade escolar com os estudantes, o que reflete diretamente no desempenho na avaliação, inclusive os coordenadores pedagógicos da unidade realizaram busca ativa nas residências de alunos que faltaram para que todos pudessem passar pela prova. “A escola se prepara e os alunos estão empenhados, pois o compromisso de todos fortalece a rede e reflete nos índices de aprendizagem”, destacou.
Antes da distribuição dos cadernos de prova, a Articuladora Municipal, Gislaine Senturion, representando o Núcleo Pedagógico Municipal, desejou boa prova aos estudantes e tranquilizou os estudantes para o momento. “Façam com calma, ao todo a prova tem 4 horas de duração e o conteúdo vocês conhecem. Leiam com tranquilidade e sem pressa”, disse. A prova foi aplicada para mais de 215 mil estudantes de toda rede do Estado de São Paulo e também para alunos da rede de 645 municípios paulistas e das redes particulares.









