O Ministério da Saúde enviou o novo modelo de camisinha (sensitive 0,05 lubrificado) que já está disponível pela Secretaria de Saúde, que visa aumentar a adesão ao uso de preservativos e reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos também evita gestações não planejadas.
De acordo com o enfermeiro de IST/Aids Patrick Perosso, a diversificação da oferta visa atender às diferentes preferências da população e estimular o uso contínuo e correto do preservativo, sobretudo entre jovens que correspondem a maior parcela da população que revela não utilizar esse método de proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado. O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a proteção contra o HIV e outras IST.









