O 2° Seminário de Boas Práticas - Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática)
do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado nesta quinta-feira, (30), no Anfiteatro João Brilhante, foi o resultado da formação instituída pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que culmina na escolha de um projeto educacional desenvolvido ao longo de 2025, entre as escolas municipais, jurisdicionadas à Unidade Regional de Ensino da região de Santo Anastácio, que visa a garantia do direito à alfabetização das crianças.
Na ocasião, as práticas docentes eleitas como representantes das unidades da rede municipal de ensino foram apresentadas à banca avaliadora que tem como critério os itens: conteúdo de ensino; alcance; planejamento do trabalho; metodologia; acompanhamento/monitoramento; foco na aprendizagem dos estudantes; educação especial; e diálogos entre os processos de ensino e aprendizagem, sendo que cada critério poderia ser avaliado com uma nota de 0 a 3, sendo a menor ‘discordo completamente’ e a maior ‘concordo completamente.
“A alfabetização é como o alicerce de uma casa, quando não está consolidado prejudica toda a estrutura; e os professores são os responsáveis por garantir uma formação de qualidade para as crianças, esta é uma oportunidade de valorizar e reconhecer o trabalho que vai além dos projetos, consiste em uma rotina diária de dedicação ao aprendizado nos mais diferentes níveis para crianças com diferentes personalidades e características”, pontuou o vice-prefeito e secretário de educação e esportes Raphael Vilela na abertura do evento.
A banca avaliadora do seminário foi formada pelas profissionais com amplo conhecimento na educação: Fabiana Bueno, Helenrose Valim, Jane de Carvalho, Lucimar Manzoli Albuquerque Lima, Renata Lopes e Virginia Tavares Villa Real.
Também estiveram presentes, prestigiando o seminário a Dirigente de Ensino, Geralda Helenice Augusta Rocha; o Articulador Regional, Cláudio José dos Santos; a Articuladora Regional, Michela Hopka; e a Articuladora Municipal, Gislaine Senturion, o Supervisor de ensino, Odinei Inácio Teixeira, e a supervisora de ensino, Nahiara Beneti. O Alfabetiza Juntos SP tem o objetivo de garantir o direito à alfabetização das crianças no estado, dentro do Programa CNCC (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), instituído com base no Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023.
Neste 2º Seminário de Boas Práticas - Ensino Fundamental, o projeto da EMEFEI Doce Saber, desenvolvido com o 1º ano da professora Suellen de Jesus Barrios Ribeiro Silva, com o tema “Leitura e produção de texto com foco na fluência leitora” venceu a categoria Língua Portuguesa com a somatória de 220 pontos. A docente recebeu a bonificação de 1,5 mil reais e a unidade de ensino foi contemplada com 3 mil reais.
Outras Boas Práticas em Língua Portuguesa também foram apresentadas, são elas: - EMEFEI Doce Infância - 1° ano B, professora Maiara dos Santos Barbosa Vezetiv - "Leitura vai e escrita vem"; EMEFEI Mário Bonifácio - 4º ano, professor Igor Loan Oliveira de Mello -Projeto História em quadrinhos; EMEFEI Semente do Amanhã - 1º ano, professora Gisely Abreu da Silva Porcel - Aventura literária com o elefante; e EMEFEI Waldyr Romeo da Silveira, 5º ano, professora Roberta Marin Fernandes Rezende -Lendo e compartilhando: Uma Jornada Literária.
Entre as Boas Práticas em Matemática, a professora Michele Aparecida Risso Chanquini, da EMEFEI Doce Infância - 1° ano A com o tema “O brilho do aprender com o material Dourado" foi a primeira colocada com 217 pontos, o que garantiu a docente a premiação de 1,5 mil reais e a unidade de ensino recebeu 3 mil reais em reconhecimento pela conquista.
As demais concorrentes foram: EMEFEI Armênio Macário Ribeiro, 4º ano, professora Gisele Ribeiro Afonso-Explorando a Multiplicação e a Divisão: do Concreto ao Abstrato; EMEFEI Mário Bonifácio - 2º ano, professora Fernanda Silva Messias Araújo - Composição e decomposição de Números, EMEFEI Waldyr Romeo da Silveira, 2º ano, professora Giselle da Silva Alves - De onde vem o dinheiro? (Educação Financeira).
De acordo com a Supervisora de Ensino, Lucimar Manzoli de Albuquerque Lima, a região de Santo Anastácio possui um índice de 80% de crianças alfabetizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, enquanto o estado de São Paulo apresenta 60% de alfabetização. “Nossa intenção é melhorar a cada ano nossos índices, e são iniciativas como as apresentadas hoje que refletem na educação e formação de cada aluno, pois o trabalho do professor em sala de aula precisa atender todas as crianças, como uma missão e um desafio diário de formar leitores e escritores”, destaca.
Para completar a programação, a banda BMAZ levou ao palco números instrumentais e ainda, os alunos da EMEFEI Semente do Amanhã desenvolveram apresentações de dança das canções ‘A linda rosa juvenil’ e ‘Mexe-mexe’; a professora de música do Conservatório Municipal e do EJA, Débora Letícia, também compartilhou seu talento em canções interpretadas no teclado, à convite da professora Ana Karina Matosinho, e alunas da rede municipal fizeram leituras de poesias de Cecília Meireles.
O 2° Seminário de Boas Práticas - Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática) do Programa Alfabetiza Juntos SP foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através do Núcleo Pedagógico Municipal, com o apoio da professora do Núcleo Pedagógico, Andreia Sola Barreto Marcelino; a Orientadora do Polo UNIVESP 301, Deise Souza; e a professora, Sirlene de Souza Santos.









