O CEMIPE (Centro Especialidades Médicas e Imagem de Presidente Epitácio) registrou, entre janeiro e setembro de 2025, o agendamento de 7.863 consultas, das quais 1.648 o paciente não compareceu, o que representa um índice de mais de 20,95% de absenteísmo. Esse problema compromete o andamento da fila do sistema público, já que a falta sem aviso prévio inviabiliza o encaixe de outro paciente.
Para efetuar um agendamento no CEMIPE, as unidades de saúde vinculadas ao SUS utilizam o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), no qual o agendamento na fila CROSS gerencia as consultas, exames e procedimentos.
“Antes da consulta, com 24h de antecedência, o paciente recebe um lembrete via WhatsApp ou ligação e pode confirmar se irá comparecer, porém nem todos respondem”, explica a enfermeira, responsável técnica pelo CEMIPE, Kainara Francine Duarte Alves Pesqueira.
Entre as especialidades oferecidas pelo CEMIPE, confira os índices de absenteísmo: Ortopedista - 21,57 %, Dermatologista - 27,1 %, Pediatra - 23,38 %, Cardiologista - 15,17%, Vascular - 24,96% e Neurologista infantil - 20 %. “Quando o paciente falta sem justificativa ele perde o agendamento, portanto precisará passar novamente por consulta, solicitar um novo encaminhamento e precisará aguardar uma outra data”, explica a enfermeira.
Para minimizar os prejuízos gerados pela ausência dos pacientes, as unidade de saúde também enviam lembretes e o paciente pode procurar o ESF para informar que não poderá comparecer ou que não precisa mais do atendimento especializado, dessa forma, o sistema poderá encaixar outra pessoa no horário e agilizar o atendimento na fila de espera.









