As turmas de 4°ano da EMEFEI Armênio Macário Ribeiro apresentaram na tarde desta terça-feira, (16), a culminância do projeto de leitura com a temática "Resgatando Cantigas". Alunos e pais foram envolvidos nas ações que desencadearam em vídeos participativos, apresentação de jogral e um coral.
De acordo com a professora Marta, as cantigas de roda apresentam melodias cativantes e ritmo fácil e ajudam no desenvolvimento social das crianças. "Por meio das cirandas, que fazem parte do folclore brasileiro, trabalhamos o lado cognitivo e emocional dos alunos, além de unir gerações na transmissão desse conhecimento popular", disse.
Um grupo de estudantes apresentou a leitura do texto "Você sabia que..." demonstrando as habilidades leitoras, estimulando a construção de postura corporal e emocional diante de desafios. Na sequência, foram exibidos vídeos gravados pelas próprias famílias, cada uma cantando uma cantiga que possui ligação afetiva com a história da criança.
"Eles estão em uma fase de mudança, aos poucos deixam a infância para entrar na adolescência, por isso esse momento é importante para resgatar essas lembranças, e a conexão entre pais e filhos por meio das cantigas", disse a diretora da unidade, Gislaine Cunha.
Para encerrar, a cantora e professora de musicalização infantil, Hadassa Barbosa, cantou ao lado do coral de estudantes diversas cantigas tradicionais. A tarde contou ainda com o anúncio da premiação das turmas que mais leram títulos na plataforma Elefante Letrado e a maior contribuição na ação da Semana do Meio Ambiente. As duas salas mais atuantes ganharam um piquenique e um passeio ao Museu Catavento do SESI em Presidente Prudente.









