A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, SP, e a prefeitura de Bataguassu, MS, realizaram com o apoio da Paróquia São Jerônimo Emiliani e da Paróquia São João Batista, no dia 15 de agosto, a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O evento religioso contou com a procissão fluvial partindo de Nova Porto XV, atravessando o Rio Paraná até o píer municipal, de onde seguiu em direção ao Pavilhão da Orla.
A programação incluiu a Missa Solene, em alusão ao dia da Assunção da Virgem Maria, reuniu fiéis, visitantes e autoridades, entre elas o prefeito de Presidente Epitácio, André Lima, a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, o deputado estadual de Mato-grosso-do-sul, Pedro Arlei Caravina, o secretário municipal de turismo e cultura de Presidente Epitácio, André Kuba, a secretaria municipal de turismo e desenvolvimento econômico de Bataguassu, Maria Elenir da Silva e o diretor de cultura de Presidente Epitácio, Augusto Ribeiro Marinho.
Este ano, os governos municipais custearam a embarcação Odisseia para transportar parte dos devotos. “A celebração reforça o valor histórico, religioso e cultural da festa, reconhecida como patrimônio imaterial do município de Presidente Epitácio e importante referência da identidade ribeirinha da região”, destacou o prefeito, André Lima.
Centenas de devotos participaram da procissão fluvial pelas águas do Rio Paraná e também seguiram em cortejo pela Orla Fluvial até o Pavilhão de Eventos “Amarildo Valdo da Cruz” onde foi realizada a missa com a presença de padres das . “A devoção à Santa Mãe Estrela do Mar é comum, pois ela é considerada protetora dos pescadores e marinheiros, esse evento representa a união de dois municípios, que pertencem a estados diferentes, porém estão unidos pelo Rio Paraná e pela tradição que remonta mais de 70 anos”, completou o secretário de turismo e cultura, André Kuba.









