A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio desenvolve constantemente os serviços de coleta, zeladoria e revitalização de vias e espaços públicos. No entanto, alguns pontos do município são alvos recorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos, o que demanda o retrabalho de equipes e maquinários, causando prejuízo ao cronograma de atendimento a todos os setores da cidade.
Resíduos descartados em local inadequado geram odor, além de aumentar o risco de alagamento, favorecer a proliferação de pragas urbanas, servir como criadouros de vetores e ocasionar danos ao meio ambiente e à saúde da população em geral. “Manter a cidade limpa é obrigação do governo municipal, porém é dever de todos os cidadão preservar os espaços de uso coletivo, respeitar e colaborar na manutenção do bem-estar de todos”, disse o secretário de obras, habitação e infraestrutura, Caio Bonilha.
O descarte irregular de resíduos está sujeito à penalidade de multa, portanto deixar, colocar ou praticar qualquer ato que implique o depósito de lixo, materiais inservíveis e recicláveis em áreas públicas ou terrenos particulares, salvo locais destinados ou previamente autorizados pelo Poder Público, incorre em sanção administrativa vinculada ao CPF do infrator.
Onde descartar?
Galhadas e inservíveis domésticos, em pequena quantidade, podem ser destinados ao Aterro Controlado de Resíduos Sólidos, localizado no km 5 da Estrada Vicinal Presidente Epitácio/Caiuá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 17h.
Descarte em maior quantidade (uma carretinha, por exemplo) está sujeito à cobrança de taxa.









