A Prova Nacional Docente (PND) tem o objetivo de avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e subsidiar concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital da edição 2025 e as inscrições ficarão abertas no período entre 14 e 25 de julho.
Todos os estados e o Distrito Federal irão sediar a aplicação da prova, prevista para o dia 26 de outubro. Estudantes concluintes de cursos de licenciatura, inscritos no Enade 2025, participarão automaticamente da avaliação, sem a necessidade de inscrição e com isenção de taxa. Demais interessados devem efetuar a inscrição individualmente, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 31 de julho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Os interessados em efetuar a inscrição devem preencher os dados solicitados, exclusivamente, pelo Sistema PND. “Esta oportunidade permite aos professores concorrerem a uma vaga no sistema público de ensino de todo o país, além disso, a PND visa contribuir para a formulação e a avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de docentes”, comenta o secretário municipal de educação e esportes, Raphael Vilela.
A PND não substituirá os concursos públicos, porém é uma estratégia para aprimorar a qualidade da formação docente no país e auxiliar na captação de profissionais com a formação adequada. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio aderiu a Prova Nacional Docente, e o certame pode ser usado como etapa de seleção ou etapa única em alguns casos.
PROVA NACIONAL DOCENTE (PND) 2025
Para professores que desejam atuar na rede pública de ensino
INSCRIÇÕES
14 a 25 de julho de 2025
pnd.inep.gov.br/pnd
Taxa: R$ 85,00
Pagamento até 31 de julho
DATA DA PROVA
26 de outubro de 2025 (domingo)
Das 13h30 às 19h (horário de Brasília)









