Você sabia que em apenas 10 minutos por semana é possível prevenir os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti? De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 75% dos focos do mosquito estão nas residências, ou seja, com pequenas atitudes a população pode contribuir significativamente no combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a transmissão ocorre pela pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado, e para prevenir o aumento de casos no município todos devem colaborar ao manter a limpeza de quintais e terrenos e recebendo bem os agentes de saúde e de endemias.
Entre as principais medidas de combate aos criadouros estão: esvazie garrafas PET, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos ou descarte em estabelecimentos credenciados, limpe calhas e mantenha a caixa d’água, toneis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos, coloque areia nos pratos de vasos de plantas, não cumule sucata ou entulho, lave com frequência a vasilha de água de animais de estimação, piscinas devem ser mantidas limpas ou vazias quando não usadas.
Em caso de sintomas, como febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares, procure uma unidade de saúde imediatamente.